QUARESMA - TEMPO DE PREPARAÇÃO PARA A PÁSCOA Quaresma é um tempo oportuno para rever a nossa caminhada de cristãos e também de aprender a sua origem e suas etapas para melhor celebrar a Páscoa do Salvador.
A palavra Quaresma vem do Latim 'quadragésima' e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, nós nos preparamos para a Páscoa. É um tempo de reflexão, conversão espiritual.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. A Páscoa sempre acontece na primeira lua cheia após a primavera na Europa (outono aqui no Brasil), quando descobre-se o dia da Páscoa, então passam-se a contar 40 dias (quaresma) para trás, sem incluir os domingos. Então chega-se à data que será a Quarta-Feira de Cinzas e o início da quaresma. Por isso, a Páscoa é uma data móvel, assim como a Sexta-Feira Santa, a Quinta-Feira Santa, o Carvanal etc...
Não devemos nos esquecer que 4a. Feira de cinzas e 6a. Feira Santa são dias de Jejum e Abstinência de Carne. Muita gente também não come carne todas as 6as. feiras, mas isso já é uma decisão pessoal, porém a prescrição para 4a. Feira de cinzas e 6a. Feira Santa deve ser observada por todos.
Todo este período de penitência e recolhimento prepara uma explosão de alegria na Páscoa.

Também neste período, a CNBB lança a Campanha da Fraternidade, que convida a refletirmos e lutarmos contra o Aborto e as demais formas de agressão a vida.